a viagem é motivada pela Jornada Mundial da Juventude, que vai realizar-se pela primeira vez na américa Central
a viagem é motivada pela Jornada Mundial da Juventude, que vai realizar-se pela primeira vez na américa Central a américa Central prepara-se para receber o Papa Francisco no início do próximo ano. Por ocasião da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se vai celebrar na Cidade do Panamá, e aceitando o convite do governo e dos bispos panamenses, Sua Santidade o Papa Francisco vai visitar o Panamá de 23 a 27 de janeiro de 2019, informa Greg Burke, diretor da sala de imprensa da Santa Sé, em comunicado.
Esta será a primeira vez que a JMJ se realizará na américa Central. a 34. a edição do evento terá início a 22 de janeiro, prolongando-se até ao dia 27 seguinte, sob um tema escolhido pelo Papa Francisco: Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua palavra.
Para preparar a próxima Jornada Mundial da Juventude, o Papa Francisco tem apresentado, anualmente, reflexões dedicadas à figura de Maria. a partir do local do evento, a equipa organizadora já apresentou o logótipo do encontro mundial. a JMJ é um encontro religioso e cultural, instituído por João Paulo II, e que reúne jovens de todo o mundo ao longo de uma semana. as duas últimas edições foram já presididas por Francisco.