O objetivo é oferecer colmeias aos apicultores de Oliveira do Hospital prejudicados pelos incêndios florestais de outubro
O objetivo é oferecer colmeias aos apicultores de Oliveira do Hospital prejudicados pelos incêndios florestais de outubroapós o sucesso da campanha adote uma ovelha, que permitiu angariar 250 borregas da raça bordaleira (produtora do queijo Serra da Estrela), os membros do movimento Força da Natureza, residentes na paróquia de Cascais, pretendem ajudar os apicultores da região de Oliveira do Hospital, através da campanha de angariação de fundos Seja obreiro nesta colmeia.
a campanha destina-se a financiar a compra de colmeias e respetivo enxame, cada um com o custo de 95 euros. as primeiras 35 colmeias/enxames já foram adquiridas e distribuídas numa das freguesias de Oliveira do Hospital: aldeia das Dez. O donativo para esta primeira fase da campanha foi alcançado através da venda de frasquinhos de mel na paróquia de Cascais, por um preço simbólico de cinco euros, informam os promotores da iniciativa, em comunicado.
atualmente, encontra-se em marcha a segunda fase da campanha, etapa durante a qual os donativos podem ser feitos através do site da Força da Natureza, de forma parcial (um alvéolo da colmeia tem o custo simbólico de cinco euros) ou total (uma colmeia 95 euros), acrescentam os promotores da campanha.
a iniciativa constitui um meio para ajudar os apicultores prejudicados pelos incêndios florestais. Foram muitas as centenas de colmeias destruídas só no fogo de outubro, algumas pertencentes a pequenos apicultores que tinham nesta atividade o seu rendimento económico. além disso, a redução do número de abelhas na região provoca também um desequilíbrio no ecossistema, dada a sua enorme importância, explicam os elementos do movimento.