a plataforma 3R é especialmente dirigida a pessoas com doenças respiratórias crónicas e a profissionais de saúde
a plataforma 3R é especialmente dirigida a pessoas com doenças respiratórias crónicas e a profissionais de saúdeInvestigadores da Escola Superior de Saúde da Universidade de aveiro (ESSUa) preparam-se para apresentar a plataforma Reabilitação Respiratória em Rede (3R), um portal online criado para ajudar doentes, familiares e profissionais de saúde a encontrar recursos sobre doenças com acompanhamento clínico insuficiente em Portugal.
a apresentação do novo portal terá lugar durante a conferência Reabilitação Respiratória em Rede, que vai realizar-se na próxima quarta-feira, 11 de julho, no auditório da reitoria da Ua, a partir das 10h00. O encontro é dinamizado pelos elementos do Laboratório de Investigação e Reabilitação Respiratória (Lab3R) da ESSUa, com o objetivo de alertar a população para a problemática das doenças respiratórias.
através da nova plataforma, os seus criadores pretendem facilitar o acesso, de forma gratuita, a toda a informação referente às doenças respiratórias crónicas e à reabilitação respiratória, e assim contribuir para a adoção de estilos de vida saudáveis e para uma melhoria da qualidade de vida destes doentes, explica alda Marques, coordenadora do Lab3R da ESSU a e responsável pelo 3R.
De acordo com a investigadora, através deste novo recurso, doentes, familiares e a comunidade em geral podem obter informações úteis, em folhetos e vídeos, acerca das doenças respiratórias crónicas e da reabilitação respiratória, testemunhos de experiências vividas bem como acompanhar as novidades acerca destes temas. ao mesmo tempo, a nova plataforma deverá tornar-se um ponto de referência para os profissionais de saúde, permitindo desenhar e implementar programas de reabilitação respiratória baseados na evidência.