Encontro de âmbito internacional vai incidir sobre «cidadania democrática» e direitos humanos, ao longo de sete dias
Encontro de âmbito internacional vai incidir sobre «cidadania democrática» e direitos humanos, ao longo de sete diasDiversos profissionais originários da Noruega, Bélgica, França e Portugal vão dinamizar na cidade de Torres Novas, distrito de Santarém, um seminário internacional dedicado à cidadania democrática e aos direitos humanos.
O evento arranca na próxima segunda-feira, 9 de julho, prolongando-se até ao domingo seguinte, dia 15, sob o tema Educar à cidadania democrática e aos direitos do homem: construir e desenvolver competências para uma cultura democrática nas sociedades culturalmente diversas.
O encontro é promovido pelos elementos do GERFEC, um grupo europeu dedicado à pesquisa e à formação de educadores, professores, diretores de escolas e agentes educativos de todas as convicções.
através deste seminário, os seus promotores pretendem melhorar a compreensão do papel da educação na construção de uma cultura democrática, apresentando projetos pedagógicos que colocam em evidência as diferentes culturas existentes nas sociedades europeias, explicam em comunicado.
O grupo GERFEC nasceu em 1979 com a missão de dinamizar seminários internacionais formativos para alunos e educadores, tendo como foco o diálogo intercultural e a educação para a cidadania e direitos do homem. Em 2013, a associação GERFEC obteve o estatuto de organização não governamental participante no conselho da Europa.
as conferências vão decorrer em francês e em inglês, e as pessoas interessadas em participar devem manifestar essa intenção através do envio de um email para o endereço eletrónico mona. chauvet@orange. fr.