O objetivo é reduzir a utilização de sacos de plástico, promovendo uma economia circular no país
O objetivo é reduzir a utilização de sacos de plástico, promovendo uma economia circular no paísNo Dia Internacional Sem Sacos de Plástico, assinalado esta terça-feira, 3 de julho, os responsáveis pela associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus) pedem aos portugueses para que sempre que se desloquem às compras levem de casa um saco. a solicitação dá forma à campanha Portugal sem plásticos, estás interessado?.
Segundo Carmen Lima, coordenadora de resíduos da Quercus, a sensibilidade para a problemática está a crescer em Portugal, apesar de ainda existir um longo caminho a percorrer. No nosso país a sensibilidade das pessoas sobre o impacto das escolhas individuais no meio ambiente está a aumentar. Nos últimos dois anos, o uso de sacos de plástico leves tem diminuído substancialmente com a aplicação da legislação europeia, aplicando-se uma taxa adicional sobre a sua utilização, mas ainda há muito a fazer, quer ao nível da educação ambiental, quer ao nível da reciclagem deste tipo de materiais, destacou a responsável.
Os responsáveis pela Quercus salientam que Portugal não pode ficar indiferente à problemática dos plásticos, tendo ainda em consideração a dimensão de costa que possui. É fundamental apostar na sensibilização para a redução do uso de descartáveis, aliada a políticas ambientais que limitem a utilização destes materiais, uma maior diferenciação dos produtos cuja conceção promova a incorporação de matérias-primas recicladas e a promoção da separação e reciclagem dos lixos, sem as quais não haverá economia circular em Portugal, frisam, em comunicado. a campanha Portugal sem plásticos, estás interessado? é promovida em parceria com as ONG”s European Environmental Bureau (EEB) e Fondation por la Nature (Mava).