Torneio de futebol entre sacerdotes vai realizar-se no norte de Portugal, e será uma ocasião para «refletir sobre o verdadeiro sentido do desporto»
Torneio de futebol entre sacerdotes vai realizar-se no norte de Portugal, e será uma ocasião para «refletir sobre o verdadeiro sentido do desporto» a 13a edição do torneio de futebol de salão do clero, também conhecido como Clericus Cup, arranca esta segunda-feira, 2 de julho, prolongando-se até à próxima quarta-feira, dia 4, na cidade de Braga. além dos jogos de futebol, os sacerdotes jogadores vão participar numa Eucaristia na Capela Imaculada do Seminário Maior, num momento de oração pelas vocações, realizar o recém-inaugurado Roteiro dos quatro santos arcebispos e visitar a academia e estádio do Sporting Clube de Braga.
a Clericus Cup é uma oportunidade que nos é dada para refletir sobre o verdadeiro sentido do desporto, acredita Jorge Ortiga, arcebispo primaz de Braga, admitindo que está a preparar uma carta pastoral dedicada à prática desportiva, que pretende publicar a 18 de julho. Segundo o prelado, citado pelos serviços de comunicação de Braga, o novo documento é uma tentativa de dar um contributo positivo, já que nada daquilo que é humano é estranho à Igreja.
Para que seja mantida a virtude do desporto, Jorge Ortiga destaca que os atletas não deveriam esquecer que também são educadores, que os espaços dedicados à prática desportiva devem ser entendidos como um espaço familiar e não como uma arena de combate, e que a comunicação social não pode pura e simplesmente orientar-se pela lógica das audiências, descendo diversas vezes a níveis inflamatórios. a 13a edição da Clericus Cup é organizada pela equipa de futsal da arquidiocese de Braga, com o apoio do município local. O evento insere-se no programa da Cidade Europeia do Desporto de 2018.