Temas como «Sol di manhã» e «Dança ma mi criola» serão interpretados por crianças e adolescentes provenientes de «meios mais desfavorecidos e com menos oportunidades»
Temas como «Sol di manhã» e «Dança ma mi criola» serão interpretados por crianças e adolescentes provenientes de «meios mais desfavorecidos e com menos oportunidades»Os jovens músicos da Orquestra municipal geração amadora vão dar um concerto no próximo sábado, 16 de junho, pelas 18h00. O espetáculo terá lugar no logradouro dos Recreios da amadora, e será uma ocasião para escutar temas como Fanfarra para um homem comum, Conga del fuego, Tango por una cabeza, Dança ma mi criola e Sol di manhã, entre outros.

a Orquestra geração/sistema Portugal consiste num projeto sociopedagógico que, através do ensino da música, procura contribuir para o desenvolvimento pleno de crianças e jovens, favorecendo a inclusão social em meios mais desfavorecidos e com menos oportunidades, explicam os responsáveis pela Orquestra municipal geração amadora, em comunicado.

a iniciativa tem dado bons “frutos”. São muitos os alunos que hoje modificaram atitudes e enriqueceram os seus projetos de vida, bem como os que optaram por um futuro ligado à música, conseguindo o acesso a conhecidas escolas profissionais de música e ao ensino superior, destacam os promotores do projeto.

a Orquestra municipal geração amadora foi já considerada num dos 50 melhores projetos sociais da União Europeia, tendo sido convidada para a receção ao presidente do Parlamento Europeu, para o Festival da UEFa, para a sessão de lançamento do programa de fundos europeus 20/20, e para as comemorações oficiais dos 30 anos de entrada de Portugal para a Comunidade Europeia.

Inspirada no El Sistema, um conhecido modelo didático musical da Venezuela, a Orquestra municipal geração amadora conta com parcerias institucionais, mecenáticas, e com o apoio pedagógico da Escola de Música do Conservatório Nacional. a entrada para o espetáculo é livre, sendo limitada à lotação do espaço.