a abertura da peregrinação de junho ao Santuário de Fátima foi uma ocasião para celebrar o acordo entre os Estados Unidos e a Coreia, e também para motivar os cristãos a irem ao encontro das pessoas que se afastaram dos “caminhos da fé”
a abertura da peregrinação de junho ao Santuário de Fátima foi uma ocasião para celebrar o acordo entre os Estados Unidos e a Coreia, e também para motivar os cristãos a irem ao encontro das pessoas que se afastaram dos “caminhos da fé”O acordo de paz assinado em Singapura pelos presidentes dos Estados Unidos da américa e da Coreia de Norte, na última terça-feira, 12 de junho, foi celebrado em Fátima. Confiemos a paz no mundo a Nossa Senhora, em especial na Síria onde perdura uma guerra devastadora há oito anos, e demos graças a Nossa Senhora pelo acordo alcançado hoje entre a Coreia e os Estados Unidos, disse antónio Marto, bispo na diocese de Leiria-Fátima, na saudação inicial a Nossa Senhora, na primeira celebração da Peregrinação Internacional aniversária de Junho ao Santuário de Fátima.

a jornada é presidida por Manuel Pelino, bispo emérito da diocese de Santarém, que destaca o apelo à paz relatado pelos três pastorinhos. Nossa Senhora apresentou-se em Fátima como a “Mensageira da Paz”, dizendo-nos que o amor há de vencer o ódio e todos os conflitos, demonstrou o prelado durante a mesma celebração de abertura, evocando ainda as vítimas dos conflitos do mundo. Em Fátima rezamos por todo o mundo. aceitemos este convite para lembrar os lugares onde ainda há guerra, que causa tanto sofrimento, lamentou.
Partindo da parábola do bom pastor, Manuel Pelino lamentou, durante a missa internacional da peregrinação, a falta de disponibilidade e de preparação da Igreja para resgatar as “ovelhas perdidas”. a nossa prática está mais preparada para assistir os que estão na comunidade do que para sair em busca dos que estão afastados. Estamos demasiado absorvidos nos nossos e com pouca disponibilidade para procurarmos fora do redil. E os nossos estão velhos, referiu o prelado, citado pelos serviços de comunicação do Santuário de Fátima.
O bispo emérito de Santarém salientou que atualmente são numerosos os que se afastam da comunidade, devido a motivos complexos e variados, como o cansaço [e] desilusão, assim como por atitudes e palavras que os feriram, por situações irregulares, pela solidão ou pelo esquecimento. Temos nós tempo, vontade e coração para os procurar, descobrir e chamar carregando com eles para que regressem às fontes da fé? () Seremos capazes de contrariar a crescente descristianização que assola a Europa?, interpelou o prelado, convidando os fiéis à reflexão.
Manuel Pelino realçou que à semelhança da figura bíblica do bom pastor, todos os cristãos são chamados a resgatar todas as pessoas que se encontram afastadas dos caminhos da fé, levando-lhes a cura espiritual, física e afetiva. a peregrinação de junho decorre sob o tema Tempo de graça e misericórdia: dar graças pelo dom de Fátima.