Peregrinação à Cova da Iria será uma ocasião para apresentar um momento cénico sobre as problemáticas ambientais e formas de as superar
Peregrinação à Cova da Iria será uma ocasião para apresentar um momento cénico sobre as problemáticas ambientais e formas de as superar a encíclica Laudato Si, através da qual o Papa Francisco aborda as problemáticas ambientais, é o ponto de partida para a décima edição da Peregrinação Nacional da Família Blasiana ao Santuário de Fátima, que vai realizar-se no próximo domingo, 17 de junho, entre as 10h00 e as 17h00, sob o lema Cuidar a casa comum – a nossa missão.

a jornada será uma ocasião para orar, celebrar, conviver, partilhar e robustecer os laços de pertença a um movimento dedicado à proteção das famílias. a família é o lugar privilegiado para o desenvolvimento de uma cidadania ecológica e integral capaz de construir uma relação de reciprocidade responsável entre os vários elementos que constituem a natureza, refere alice Cardoso, coordenadora geral do Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF).

a responsável pelo movimento destaca a importância de uma educação integral, que deve iniciar logo na infância, com apelos à utilização mais racional e responsável dos recursos da natureza, à prática da reciclagem, e à adoção de medidas preventivas pelo bem-estar de todos os cidadãos do mundo.

Durante a manhã da jornada, os fiéis ligados à Família Blasiana vão participar no programa oficial do Santuário de Fátima, envolvendo-se na recitação do terço e na Eucaristia internacional. De tarde, o Centro Pastoral Paulo VI acolherá um momento de animação/mensagem sobre uma realidade deste planeta que urge cuidar para que no futuro as novas gerações possam crescer num harmonioso abraço entre o homem e a natureza, realça alice Cardoso, num comunicado citado pela agência Ecclesia.

a Família Blasiana é formada pelo Instituto Secular das Cooperadoras da Família, a Obra de Santa Zita, o Centro de Cooperação Familiar, o Movimento por um Lar Cristão e o movimento juvenil Focos de Esperança. Todos estes organismos adotam o carisma de Alves Brás, fundador de várias cbras católicas dedicadas ao cuidado para com as famílias.