O objetivo é atenuar os «problemas da ausência de locais» para a deposição e a recolha de resí­duos num bairro periférico da cidade de São Tomé
O objetivo é atenuar os «problemas da ausência de locais» para a deposição e a recolha de resí­duos num bairro periférico da cidade de São Toméaté 20 de julho, os voluntários da organização Leigos para o Desenvolvimento pretendem angariar 2. 500 euros para criar e implementar no Bairro da Boa Morte, em São Tomé e Príncipe, um modelo comunitário de recolha e deposição de Resíduos Sólidos Urbanos, que passará pela aquisição de uma motocarrinha, de forma a agilizar a recolha e transporte de lixo no bairro e a tornar mais eficiente a gestão de resíduos, tornando a região mais saudável, com melhor imagem e mais atrativa para turistas e investimento.

ao procurar minimizar os problemas da ausência de locais de deposição e recolha de RSU no bairro, toda a população beneficiará ao nível da saúde pública e ao nível da aquisição de hábitos ambientalmente sustentáveis, desde logo porque as crianças crescerão num ambiente mais limpo e saudável que as encorajará a ser ambientalmente comprometidas, explicam os promotores do projeto.

a iniciativa contempla ainda a formação dos líderes comunitários e agentes ambientais, que deverão tornar-se nos principais mobilizadores da comunidade para a mudança necessária, de tal modo que a deposição arbitrária de lixo a céu aberto não seja um obstáculo ao turismo. Os fundos para esta causa, identificada com o nome Bairro limpo, estão a ser angariados através de uma plataforma online de crowdfunding (financiamento colaborativo). até agora foram doados 480 euros, o que corresponde a 19 por cento do objetivo.