a mostra abre ao público no dia em que a Igreja Católica evoca Santo antónio. a sessão de abertura conta com as intervenções dos autores dos vitrais, do sacrário e da imagem de Santo antónio a mostra abre ao público no dia em que a Igreja Católica evoca Santo antónio. a sessão de abertura conta com as intervenções dos autores dos vitrais, do sacrário e da imagem de Santo antónio Os 25 anos da abertura do Santuário de Santo antónio, em Vila Chã (Vale de Cambra), vão ser comemorados com a inauguração da exposição arquitetura & arte, que abrirá ao público na próxima quarta-feira, 13 de junho, dia em que a Igreja Católica evoca o santo padroeiro da cidade de Lisboa.
a cerimónia de abertura está agendada para as 11h00 e dela faz parte uma breve apresentação e enquadramento do espaço religioso. a palestra será orientada por João Luís Marques, arquiteto que se tem dedicado ao estudo da vida e obra de agostinho Ricca, autor do projeto de arquitetura e da pia batismal do local de culto.
Vão também intervir Joaquim José Moreira dos Santos, pároco aquando da abertura do Santuário, e Zulmiro de Carvalho, escultor autor do sacrário. a sessão de inauguração será ainda uma ocasião para ver um registo audiovisual, com os testemunhos de Domingos Pinho, pintor e autor dos vitrais, e de José Rodrigues, escultor responsável pela imagem de Santo antónio.
a exposição foi concebida para celebrar, de uma forma singela, a arquitetura e a arte de uma “casa de habitar”, que é a igreja. a mostra incidirá, não só sobre a arquitetura do espaço, mas também sobre os elementos artísticos e escultóricos, ao serviço do culto e da fé, como o sacrário, os vitrais e a escultura de Santo antónio, lê-se numa nota citada pelos serviços de comunicação do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.
a exposição pode ser vista até ao próximo dia 15 de julho. as comemorações associadas à inauguração do Santuário de Santo antónio, dedicado a 10 de janeiro de 1993, resultam de uma parceria entre a paróquia de Vila Chã, integrada na diocese do Porto, e o município de Vale de Cambra.