a linha 1415 não substitui o 112, mas será um contacto complementar, disponibilizado constantemente pela Cruz Vermelha a linha 1415 não substitui o 112, mas será um contacto complementar, disponibilizado constantemente pela Cruz Vermelha a partir desta semana, qualquer pessoa pode ligar para o número 1415, caso identifique um eventual processo de ignição de um incêndio, uma emergência ou uma situação de risco social. as chamadas são atendidas 24 horas por dia e 365 dias por ano, na sala de operações nacional da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), localizada em Coimbra.
a nova linha foi criada para complementar as operações que visam assegurar a proteção das populações perante a iminência de catástrofes, nomeadamente incêndios florestais, não suprindo o 112, mas procurando ser um contacto complementar e de proximidade, de acordo com a CVP, responsável pela resposta.
Em declarações à agência Lusa, Francisco George, presidente do movimento humanitário, explicou que objetivo do contacto, criado com um número de fácil memorização, passa por acelerar respostas e criar proximidade com as populações alvo de alguma catástrofe.
Os dados recebidos através da nova linha, disponibilizada desde a última segunda-feira, 4 de junho, serão transmitidos aos serviços competentes de Proteção Civil, forças de segurança, emergência médica e emergência social, para, em articulação com a CVP, intervir de forma atempada perante as catástrofes e maximizar as respostas.