Cem velocí­pedes estão prestes a chegar junto da comunidade académica do Politécnico de Leiria, para promover uma «mobilidade mais amiga do ambiente»
Cem velocí­pedes estão prestes a chegar junto da comunidade académica do Politécnico de Leiria, para promover uma «mobilidade mais amiga do ambiente»alunos e colaboradores dos diversos campus, unidades de investigação e serviços do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) vão passar a ter acesso a bicicletas elétricas a partir da próxima segunda-feira, 4 de junho, data da entrega dos 100 primeiros veículos, atribuídos no âmbito do projeto U-Bike.

José Mendes, secretário de Estado adjunto e do ambiente, estará presente no ato da entrega, que terá início pelas 09h30, em Leiria, passando depois pelos restantes espaços da instituição, presentes nas cidades de Caldas da Rainha, Peniche e Marinha Grande. a entrega dos novos veículos deverá chegar ao fim pelas 18h00.

O projeto U-Bike é dirigido a estudantes e colaboradores selecionados, e visa fomentar a mobilidade sustentável da comunidade académica. Os utilizadores selecionados vão receber uma bicicleta elétrica que poderão usar durante um período máximo de seis meses, fase durante a qual deverão cumprir os objetivos mensais de quilómetros percorridos, e garantir uma utilização responsável do veículo.

a autonomia dos velocípedes é de 100 quilómetros, e estes poderão ser estacionadas nos lugares reservados para o efeito, onde poderão também carregar a bateria gratuitamente, indicam os responsáveis pelo projeto.com esta iniciativa, os responsáveis pelo IPL desejam contribuir para a redução da utilização do transporte individual motorizado, tornar os seus espaços mais atrativos através da redução da pressão dos veículos motorizados, e promover uma mobilidade mais amiga do ambiente.