ao longo de três dias, vai ser possível observar em Leiria igual número de ofertas que os sucessores de Pedro deixaram na Cova da Iriaao longo de três dias, vai ser possível observar em Leiria igual número de ofertas que os sucessores de Pedro deixaram na Cova da Iriaas três rosas de ouro oferecidas pelos Papas Paulo VI, Bento XVI e Francisco, nas suas visitas ao Santuário de Fátima, vão estar expostas no Museu de Leiria, dando forma à exposição as rosas de Pedro e as rosas de Maria, que poderá ser vista entre os próximos dias 15 e 17 de junho.
a rosa de ouro é um símbolo, enviado pelos Papas a soberanos, príncipes, rainhas e outras eminentes personagens, como sinal de particular benevolência ou em reconhecimento de assinalados serviços prestados à Igreja ou a bem da sociedade; também a santuários insignes, igrejas e mesmo cidades que desejam distinguir. É sinal, pois, de fidelidade à Igreja de Cristo e ao Seu Vigário, lê-se na Enciclopédia de Fátima.
a exposição temporária insere-se no programa da Festa da fé, um evento destinado a assinalar os 100 anos da restauração da diocese de Leiria-Fátima. a atribuição das rosas de ouro está documentada desde o pontificado de Leão IX (1049-1054) mas acredita-se remontar aos finais do século VI ou princípios do século VII. Os serviços de comunicação do Santuário de Fátima destacam que a bênção das rosas de ouro decorre, habitualmente, no domingo da alegria, no final da Quaresma.