Só no distrito de Braga, «aproximadamente 3000» pessoas vão estar disponíveis para reunir as ofertas dos consumidores nacionaisSó no distrito de Braga, «aproximadamente 3000» pessoas vão estar disponíveis para reunir as ofertas dos consumidores nacionaisOs clientes das superfícies comerciais portuguesas vão poder doar bens alimentares para as pessoas desfavorecidas beneficiadas pelo Banco alimentar contra a Fome no próximo fim de semana, dias 2 e 3 de junho, no âmbito de uma nova campanha de angariação de alimentos. Os responsáveis pelo Banco alimentar de Braga, uma das instituições envolvidas, realçam que a ação possibilita o desenvolvimento de um trabalho de inclusão social que vai além do mero assistencialismo.
Só em Braga, aproximadamente 3000 voluntários vão estar em mais de 100 supermercados de todo o distrito para reunirem as ofertas dos consumidores, indicam os responsáveis pelo organismo do norte do país, num comunicado citado pela agência Ecclesia. a logística do transporte das doações dos consumidores para os Bancos alimentares Contra a Fome ficará a cargo de cada uma das cadeias de distribuição, num processo cuja execução é auditada externamente.
Conforme é habitual, a campanha não se restringe aos dias 2 e 3, e prolonga-se online até ao dia 10 seguinte. Será ainda possível oferecer, por exemplo, um litro de azeite ou de leite, através da aquisição do cupão ajuda vale disponível em lojas ou cadeias de supermercados. a campanha Papel por alimentos é outra forma de apoiar a atividade dos bancos alimentares.
Na última campanha promovida pelo Banco alimentar contra a Fome, no passado mês de maio, colaboraram voluntariamente mais de 42 mil pessoas. a ação de solidariedade permitiu reunir 2200 toneladas de alimentos, que foram depois distribuídos por cerca de 420 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou refeições confecionadas, através da ação de uma rede de mais de 2600 instituições de solidariedade social.