O encontro vai realizar-se pela primeira vez, reunindo vários especialistas, sobretudo ligados ao ensino superior
O encontro vai realizar-se pela primeira vez, reunindo vários especialistas, sobretudo ligados ao ensino superiorSeminários temáticos, debates, ateliers e momentos musicais fazem parte da primeira edição do Congresso Internacional de Cristianismo Contemporâneo, que inicia esta sexta-feira, 25 de maio, sob o tema Cristianismo, cultura e diálogo num mundo em mudança. O encontro prolonga-se até domingo, 27, em diferentes espaços da capital portuguesa: o auditório da Igreja Evangélica Presbiteriana e a Universidade Lusófona.
O programa do encontro foi delineado com o objetivo de incentivar a investigação científica e a sua partilha de resultados na área da religião e espiritualidade cristã, na especificidade dos vários ramos da fé e vivências, assim como no âmbito da sua relação com outras experiências e expressões religiosas, indicam os organizadores.
Entre os intervenientes encontram-se Guilherme D”Oliveira Martins, administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, Mendo Castro Henriques, da Universidade Católica Portuguesa (UCP), José Eduardo Franco, da Universidade aberta, e Luís Salgado de Matos, da Universidade de Lisboa.
O congresso será uma ocasião para a abordagem de temas como Cristianismo, a única religião na era da web?, Cristianismo e poder: um equívoco milenar ou Quem é Jesus – a busca contemporânea da sua identidade. a iniciativa é organizada pelo Instituto de Cristianismo Contemporâneo (ICC), organismo integrado na área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona.