O património religioso do algarve junta seis peritos em debate, e proporciona à população momentos musicais e gastronómicos
O património religioso do algarve junta seis peritos em debate, e proporciona à população momentos musicais e gastronómicosSeis especialistas de diversas áreas vão estar na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, em Vila do Bispo (Faro), no próximo sábado, 26 de maio, a partir das 16h00, para tecer uma análise sobre o património religioso no algarve: o seu estado atual, os desafios esperados e as ameaças sentidas, sempre com o olhar estendido em direção ao horizonte.

Entre os conferencistas encontram-se antónia Fialho Conde, professora no ensino superior e investigadora, andreia Pintassilgo, designer de comunicação, Rui Parreira, arqueólogo, Susana Martins de Sousa, mestre em marketing turístico, Susana Paté Gomes, responsável pelo Serviço de Conservação e Restauro do Museu Municipal de Faro, e Miguel Neto, sacerdote e diretor do Sector da Pastoral do Turismo da Diocese do algarve.

Depois do debate, terá lugar um momento musical, que será dinamizado pelos elementos do grupo coral adágio, dirigido pelo maestro antónio Alves alferes Pereira. a formação musical vai brindar os presentes com um repertório de música medieval e renascentista que promete uma viagem no tempo até aos sons e melodias contemporâneas dos primórdios da Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, referem os organizadores da iniciativa, em comunicado.

Com o nome Fé e memória, esta iniciativa é dinamizada pelos membros da associação Teia D”Impulsos, e surge integrada na edição de 2018 do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos. O evento é apoiado pela Direção Regional de Cultura do algarve, inserindo-se no ano Europeu do Património 2018. a iniciativa culminará com a degustação de produtos regionais.