Estudantes de EMRC recorreram à figura bí­blica de Noé para abordar os efeitos do «desrespeito» pela natureza
Estudantes de EMRC recorreram à figura bí­blica de Noé para abordar os efeitos do «desrespeito» pela naturezaalunos que frequentam a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) no agrupamento de Escolas de albergaria-a-Velha, em aveiro, venceram, pela segunda vez, o concurso Bíblia Moov, com a curta-metragem Noé, acque di Dio. Penso que o prémio é um reconhecimento do trabalho dos alunos, como a adália Tatiana, a guionista, que assumiu um papel de mobilização dos colegas. É um trabalho em que o professor é promotor que acompanha o crescimento e a autonomia dos alunos, explicou Luís Silva, docente na escola vencedora.

O professor de EMRC, que já acompanhou os seus alunos nas três edições do concurso, destaca as mais-valias desta iniciativa. Num momento em que muitos querem defender que a religião é motivo de divisão esta iniciativa é uma oportunidade de encontro entre as várias denominações cristãs, realçou Luís Silva.

Nesta edição, o tema Heróis da Bíblia foi o ponto de partida para as produções. Em declarações aos serviços de comunicação do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), o professor justificou a escolha por Noé. ao vermos o tema surgiu-nos, muito rapidamente, a figura de Noé. É um momento muito atual. Hoje a questão associada a Noé é dupla. O desrespeito pelas regras que a própria natureza tem conduz a consequências e, em segundo lugar, a questão ecológica, defendeu.

O concurso contou com 12 trabalhos finalistas com várias escolas a repetirem a experiência da participação, realçou Eunice Cunha, coordenadora do projeto na Sociedade Bíblica Portuguesa (SBP), entidade organizadora da iniciativa. Este ano contámos com a participação de muitas escolas um pouco por todo o país.com três anos de concurso ainda não temos uma região predominante, mas sim vários professores que tem investido tempo e criatividade na iniciativa com os seus alunos, adiantou a responsável. Divididos em duas categorias, os trabalhos a concurso envolveram mais de uma centena de pessoas na sua realização, destacou a coordenadora do concurso.

Fernando Moita, coordenador da disciplina de EMRC no SNEC, afirmou estar alegre por tantos docentes de EMRC perceberem que esta é uma excelente oportunidade para trazer a Bíblia para o espaço público e cultural que é a escola. Um espaço onde a Bíblia deve estar porquanto apresenta uma referência moral e ética para a sociedade partindo da experiencia do judaico-cristianismo.

No horizonte está já a próxima edição do concurso. Todos os anos temos tido muito alunos e professores a participar na iniciativa e isso é motivo de alegria para todos. Esperemos que no próximo ano tenhamos ainda mais professores e alunos de EMRC a participar neste concurso, referiu Fernando Moita. a entrega de prémios teve lugar no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), este fim de semana.