Evento na cidade dos estudantes procura alertar para o facto das crianças não brincarem tanto quanto devem, para a desvalorização do papel da «aprendizagem informal» e para a necessidade de espaços destinados a brincadeirasEvento na cidade dos estudantes procura alertar para o facto das crianças não brincarem tanto quanto devem, para a desvalorização do papel da «aprendizagem informal» e para a necessidade de espaços destinados a brincadeirasCom o objetivo de mostrar que brincar faz falta a todas as pessoas, e de que as crianças que não brincam tanto quanto precisam, acabando, frequentemente, por resultar em adultos menos equilibrados e infelizes, segundo os especialistas, a iniciativa Coimbra a brincar vai repetir-se pela sexta vez, nos próximos dias 27 e 28 de maio.
O evento abarca a realização de cerca de uma centena de atividades gratuitas para todas as gerações, que terão lugar, maioritariamente, no Parque Verde. Contudo, as atividades também chegarão ao Exploratório, Jardim Botânico e Museu da Ciência, entre outros espaços, devendo mobilizar mais de nove mil pessoas, prevê Fátima Vilaça, responsável pela organização do evento.
Entre as atividades programadas estão o minigolfe, modelagem de balões, pinturas faciais, danças de salão ou capoeira. Os visitantes também encontrarão à sua disposição insufláveis, uma torre de escalada e jogos tradicionais em grande formato. Será ainda possível realizar passeios a cavalo e assistir a contos e dramatizações.
a iniciativa é dinamizada por profissionais ligados à associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (aPCC), que contam com a parceria de 51 entidades e com o apoio de dezenas de outras. É cada vez mais importante evidenciar a importância de brincar em todas as idades, sendo que a brincadeira é o trabalho dos mais pequenos, que atualmente enfrentam um excesso de preocupação académica, numa altura em que se assiste à desvalorização do papel da aprendizagem informal, apontou Fátima Vilaça, em declarações à agência Lusa.
a iniciativa Coimbra a brincar nasceu em 2013 para assinalar o Dia Internacional do Brincar, data comemorada a 28 de maio. O projeto constitui também uma forma de mostrar às entidades responsáveis que é muito importante a existência de espaços para brincar. Desde a sua criação, a iniciativa tem constituído um meio para demonstrar que brincar é uma atividade benéfica para todas as idades e uma fonte de prazer, alegria e aprendizagem essencial ao desenvolvimento, assim como à saúde física e mental, realçam responsáveis da aPCC.