Entre os peregrinos que se deslocam a pé, estima-se que cerca de 25 mil sejam oriundos do norte do país, e 10 mil provenientes do sul, um número que «está a aumentar»Entre os peregrinos que se deslocam a pé, estima-se que cerca de 25 mil sejam oriundos do norte do país, e 10 mil provenientes do sul, um número que «está a aumentar» a escassos dias da Peregrinação Internacional aniversária de maio ao Santuário de Fátima, os responsáveis pela Comissão de apoio aos Peregrinos a Pé calculam que estejam cerca de 35 mil peregrinos a caminho da Cova da Iria. Manuel antunes, sacerdote e coordenador da Comissão de apoio aos Peregrinos a Pé, garante todo o trabalho nas estradas, através de um contacto próximo com os Guias de Peregrinos a Pé.
Segundo o responsável, cerca de 25 mil fiéis do norte de Portugal e 10 mil do sul do país estão a caminho de Fátima, sendo que o número de peregrinos vindos do sul do país está a aumentar. Membros do Movimento da Mensagem de Fátima (MMF) encontram-se a percorrer os itinerários que levam à Cova da Iria, acompanhando o funcionamento dos 72 postos de apoio aos peregrinos e das 12 equipas itinerantes, garantidas por várias instituições. Por estes caminhos, os elementos do MMF procuram levar conforto aos peregrinos e o têm testemunhado um ambiente de boa-disposição.
Os peregrinos estão a ser muito bem assistidos nos postos por onde passam. No acompanhamento que temos feito, temos encontrado peregrinos animados. Vê-se que Fátima lhes toca no coração e que estão ansiosos por chegar à Cova da Iria. Quando chegamos e dizemos que somos de Fátima sentem-se ainda mais motivados, referiu Manuel antunes, realçando o espírito de penitência e a disposição interior dos fiéis.
Percorrer o país tem permitido ao sacerdote verificar a melhoria da sinalização dos trajetos, resultado de uma mobilização de autarquias e forças de segurança. além do MMF, os fiéis encontram a assistência da Ordem de Malta, Cruz Vermelha Portuguesa, Proteção Civil, associação Caminhos de Fátima, Corpo Nacional de Bombeiros, Corpo Nacional de Escutas, associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima e do Departamento para o acolhimento de Peregrinos do Santuário de Fátima. O apoio aos fiéis está a envolver mais de 1700 pessoas, entre médicos, enfermeiros e outros voluntários, que prestam apoio no que diz respeito à alimentação, saúde e apoio espiritual e moral, informam os serviços de comunicação do Santuário de Fátima.
Desde a criação da Comissão de apoio aos Peregrinos a Pé, a coordenação entre as diferentes entidades envolvidas tem-se aperfeiçoado, conforme destacou Frederico Serôdio, responsável pela Pastoral das Peregrinações do MMF.como há uma coordenação e um modo de operar comum, a cooperação entre todos os envolvidos tem melhorado de ano para ano. Constatamos que há uma cada vez maior unidade entre as chefias no apoio aos peregrinos. Esta organização tem ajudado a uma melhor otimização e gestão dos meios que estão no terreno, disse o responsável.
O padre Manuel antunes deixa algumas recomendações a todos quantos rumam a Fátima. É importante que o peregrino não se distraia, sobretudo à beira das estradas mais transitadas, e que siga as regras da estrada e as indicações que são dadas pelo MMF. É fundamental que tenham cuidado consigo próprios, nomeadamente ao nível de uma boa alimentação e em tudo o que possa tornar a peregrinação mais suave, apontou o sacerdote, citado pelos serviços de comunicação do Santuário de Fátima.