Os dois responsáveis asiáticos comprometem-se a empenhar esforços para uma «completa desnuclearização». a declaração para a paz vai ser assinada até ao final deste ano
Os dois responsáveis asiáticos comprometem-se a empenhar esforços para uma «completa desnuclearização». a declaração para a paz vai ser assinada até ao final deste anoKim Jong-un e Moon Jae-in, líderes das Coreias do Norte e do Sul, respetivamente, declaram solenemente que não haverá mais guerra na Península Coreana, e que uma nova era de paz vai começar, lê-se num comunicado divulgado esta sexta-feira, 27 de abril. ambos comprometem-se também a empreender esforços para uma completa desnuclearização de ambos os países, com a inexistência de armas de destruição maciça.

Os líderes das duas Coreias põem assim fim a mais de 65 anos de conflito na região. a Declaração para a paz, prosperidade e unificação da Península Coreana será assinada até ao fim de 2018. antes disso, o presidente sul-coreano comunicou que vai estar de visita à Coreia do Norte, no próximo outono.

O tratado de paz correspondende aos anseios do Papa Francisco e dos cristãos da península, que se reuniram em oração durante o encontro entre os dois líderes. É nosso desejo sincero que a partir de agora se inaugure um diálogo a longo prazo. O diálogo pode abrir as portas à paz, à prosperidade e à reconciliação na região, disse Ho Chang, sacerdote coreano, em declarações à agência Fides. Os serviços de comunicação do Vaticano falam numa nova história para a Península Coreana.