Caminhadas simultâneas contra o cancro na região Centro do país visam sensibilizar para esta doença e ainda bater o recorde mundial devido ao número de pessoas envolvidas
Caminhadas simultâneas contra o cancro na região Centro do país visam sensibilizar para esta doença e ainda bater o recorde mundial devido ao número de pessoas envolvidasÉ esperada a participação de milhares de pessoas em caminhadas simultâneas em todos os concelhos da região Centro, a partir das 09h30 do próximo dia 27 de maio. a iniciativa será candidatada ao livro dos recordes mundiais do Guinness, pela maior mobilização comunitária na luta contra o cancro, indicam os serviços de comunicação do Núcleo Regional do Centro Liga Portuguesa Contra o Cancro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), organismo promotor da iniciativa.

as caminhadas vão decorrer sob o lema O que nos Liga, e constituem uma forma de celebrar os 50 anos do núcleo do Centro do país da LPCC, do qual fazem parte 1. 500 voluntários. a iniciativa será ainda uma forma de assinalar o Dia do Voluntariado Comunitário, instituído pela LPCC para homenagear aqueles que atuam de forma coordenada e descentralizada em toda a região Centro do país, tendo em vista a efetividade da ação da LPCC na comunidade.

Esperamos 30 mil pessoas a caminhar em simultâneo nos 78 municípios do Centro de Portugal, percorrendo mais de 400 quilómetros, disse Carlos Oliveira, presidente do núcleo regional do Centro da LPCC, em declarações à agência Lusa. Em cada município, a LPCC prevê que sejam palmilhados cinco quilómetros, ou mais. a iniciativa constitui também uma forma de reforçar a consciencialização para a doença oncológica, e fomentar estilos de vida saudável, nomeadamente pela prática de exercício físico, acrescentam os responsáveis pela ação.

a caminhada torna-se inédita, devido à sua ampliação a todos os concelhos da região Centro. Entre os milhares de participantes, deverão constar figuras públicas de várias áreas da sociedade portuguesa, salientam os organizadores. O valor de inscrição pago pelos participantes permitirá apoiar o doente oncológico e seus familiares, bem como a investigação científica, na área do diagnóstico, tratamento e prevenção do cancro. Os 50 anos do Núcleo Regional do Centro LPCC serão também assinalados através de um postal ilustrado, lançado pelos CTT a 22 de maio.