Medida soma-se a outras com o mesmo objetivo: superar o insucesso e o abandono escolar verificados na regiãoMedida soma-se a outras com o mesmo objetivo: superar o insucesso e o abandono escolar verificados na regiãoO projeto + Sucesso vai estar vigente em Reguengos de Monsaraz, durante três anos, para superar o insucesso e o abandono escolar entre o primeiro ciclo do ensino básico e o secundário. a iniciativa será uma ocasião para reforçar a articulação entre os membros da comunidade educativa e apoiar as famílias e os alunos na sua integração escolar, informam os serviços de comunicação do Município de Reguengos de Monsaraz, entidade que implementará o projeto, em conjunto com o agrupamento de escolas da região.
O programa vai desenvolver-se em cinco âmbitos, por igual número de profissionais, licenciados nas áreas de Psicologia, Educação Básica, Teatro e Serviço Social. O projeto conta já com um gabinete de apoio multidisciplinar, situado na antiga Casa dos Juízes, onde será prestada uma resposta complementar à da escola na criação de uma dinâmica que favoreça o sucesso escolar dos alunos referenciados.
No âmbito do projeto + Sucesso vai passar a existir uma mediateca itinerante, que percorrerá as freguesias rurais do concelho. O objetivo passa por promover a literacia entre crianças e jovens, ao longo do ano inteiro. Está ainda prevista a realização de ateliês e conferencias para orientar os encarregados de educação sobre o percurso escolar dos seus educandos, e fornecer-lhes meios para que possam apoiar e perceber o desenvolvimento escolar e socio-afetivo dos mais novos.
O novo programa prevê ainda a criação de uma resposta diferenciada em contexto de sala de aula, através da qual serão fomentados novos estilos de trabalho e novos ritmos, de forma a capacitar os alunos e a promover o sucesso escolar. a iniciativa foi ainda pensada para contribuir para a evolução positiva dos processos de socialização, o que será feito através do contacto com as artes performativas.
O programa pelo sucesso escolar representa um investimento de 373 mil euros e é cofinanciado em 85 por cento no âmbito de uma candidatura efetuada através da CIMaC – Comunidade Intermunicipal do alentejo Central aos fundos comunitários que recebeu a melhor avaliação da região alentejo, adianta o Município de Reguengos de Monsaraz no mesmo documento, divulgado no início desta semana.