Centenas de jovens do norte de Portugal convivem entre si e compartilham experiências e emoções
Centenas de jovens do norte de Portugal convivem entre si e compartilham experiências e emoçõesCerca de 200 jovens de toda a diocese de Vila Real reúnem-se nesta quarta-feira, 25 de abril, em Mondim de Basto, no âmbito da Jornada Diocesana da Juventude de Vila Real. a iniciativa conta com momentos de oração, uma prova de orientação pelas ruas da vila, uma festa jovem, a subida à Senhora da Graça, uma Eucaristia e a celebração de envio.

a iniciativa é uma ocasião para os jovens se encontrarem uns com os outros, viverem em comunhão e refletirem sobre duas figuras da Igreja, dois modelos de resposta ao chamamento divino – Maria e São João Paulo II – apontou João Curralejo, sacerdote e responsável pelo Secretariado da Pastoral Juvenil, Vocacional e Universitária de Vila Real.

O mote Não temas Maria, porque encontraste graça diante de Deus orienta as diversas atividades deste dia. Segundo João Curralejo, a mensagem a transmitir é Não temas. Porque, como disse São João Paulo II, e mais tarde Bento XVI, não há que ter medo de abrir as portas a Cristo, porque Ele não tira nada, dá tudo.

aludindo aos resultados provisórios do inquérito que o Papa Francisco lançou para preparar o Sínodo dedicado aos jovens, em outubro de 2018, João Curralejo considera que só há uma maneira de chegar aos jovens. aquilo que os jovens querem é uma Igreja que dialogue com eles, que seja próxima, que esteja junto deles e isso cabe a todos os agentes, aqueles que trabalham com os jovens, mas de um modo muito especial ao pároco local, que deve fazer sentir essa proximidade e ouvir os seus jovens, disse o sacerdote, citado pela Rádio Renascença.