O terceiro centro médico-dentário filantrópico abriu no país para prestar tratamentos às pessoas mais carenciadasO terceiro centro médico-dentário filantrópico abriu no país para prestar tratamentos às pessoas mais carenciadasDepois da cidade do Porto, em 2009, e de Braga, em 2015, o Centro de apoio à Saúde Oral chega esta semana à capital portuguesa e ficará em funcionamento nas instalações do Centro Social Laura Alves, localizado na freguesia de Santo antónio, que passará agora a contar com um consultório com cadeira médico-dentária, um gabinete de esterilização e um gabinete psicossocial.
O projeto é da responsabilidade da organização não governamental Mundo a Sorrir, e conta com a parceria da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia de Santo antónio. O objetivo é facultar tratamentos médico-dentários a pessoas com dificuldades socioeconómicas, abrangendo mais de 75 utentes até ao final deste ano.
De acordo com Vasco Morgado, presidente da Junta de Freguesia de Santo antónio, a iniciativa abrange pessoas em fase de vida ativa, bem como as cerca de 400 crianças que frequentam as duas escolas da freguesia. Para os mais novos, [a iniciativa] “Doutor Dentinhos” chega às escolas no sentido de prevenir e adquirir práticas de higiene oral. aqui as escolas vão ser envolvidas através de promoção de hábitos de saúde oral, nutrição, bem como hábitos de escovagem diários, de modo a evitar graves problemas no futuro, explica o responsável.
Os utentes do novo espaço serão encaminhados pela freguesia de Santo antónio e também por responsáveis por instituições de solidariedade social do concelho que desejem associar-se a este projeto. O custo das consultas será definido com base no valor de capitação diária, acrescenta Vasco Morgado, através de um comunicado citado pela agência Lusa.
além das consultas médico-dentárias, o novo espaço foi ainda desenvolvido para proporcionar o acompanhamento psicossocial às populações em situação de vulnerabilidade socioeconómica, tendo em vista a sua reintegração social. O terceiro Centro de apoio à Saúde Oral foi inaugurado segunda-feira, 23 de abril.