Encontro em Lisboa convida os participantes a refletir sobre «as funções» da religião no continente europeu. O evento será uma oportunidade para debates relacionados com a identidade e a cultura
Encontro em Lisboa convida os participantes a refletir sobre «as funções» da religião no continente europeu. O evento será uma oportunidade para debates relacionados com a identidade e a culturaJosé Vera Jardim, presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, vai inaugurar o colóquio Religião, memória e identidade na Europa dia 4 de maio, na sala de exposições da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa. O encontro vai decorrer entre as 09h30 e as 17h45, procurando desencadear uma reflexão sobre o papel da religião e da memória na Europa, com particular interesse pelos debates relacionados com a identidade e a cultura.

Num momento em que as questões religiosas ocupam a agenda pública de muitas maneiras, urge reconhecer o lugar da memória religiosa nos processos de transmissão cultural e na construção das identidades, informam os serviços de comunicação do Instituto de Estudos de Religião (IER), da UCP, promotor da iniciativa, através de um comunicado citado pela agência Ecclesia. além de conferências, o encontro conta também com testemunhos relacionados com a temática em debate. O colóquio decorre no âmbito do ano Europeu do Património Cultural, contando com entrada livre, mas com inscrições obrigatórias.

ainda no decorrer do mês de maio, o IER vai dinamizar o curso avançado O essencial sobre o pensamento de Paulo. O objetivo é fornecer os instrumentos necessários à compreensão do caráter inovador do pensamento de Paulo de Tarso. a formação será da responsabilidade de José Tolentino Mendonça, sacerdote e vice-reitor da UCP, e irá decorrer durante as quartas-feiras de maio, entre as 18h00 e as 19h15. as inscrições podem ser feitas até 27 de abril.

Os cursos de formação avançada promovidos pelo IER em maio ainda não ficam por aqui. Caberá a João Lourenço, sacerdote e diretor da Faculdade de Teologia da UCP, coordenar a ação formativa O Livro dos Salmos: história e literatura, também às quartas-feiras, das 19h30 às 20h45.