Evento destinado a crianças que frequentam a disciplina de EMRC pretende chamar a atenção dos mais pequenos para a importância de adotar atitudes que contribuam para tornar as vidas das outras pessoas mais felizEvento destinado a crianças que frequentam a disciplina de EMRC pretende chamar a atenção dos mais pequenos para a importância de adotar atitudes que contribuam para tornar as vidas das outras pessoas mais felizO valor da amizade, da entreajuda e da importância de ajudar o outro sem pedir nada em troca são gestos que serão promovidos durante a 18a edição de um encontro, que levará à Cova da Iria, dia 25 de maio, cerca de 4000 alunos e professores do primeiro ciclo do ensino básico, que frequentam as aulas de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), por todo o país.
Hoje, muito se fala de solidariedade e de partilha, mas por vezes andamos um pouco distraídos. O que posso eu fazer? Há pequenos gestos que podem tornar a nossa vida e a dos outros mais feliz. Vamos estar atentos, convidam os organizadores. O evento irá decorrer sob o mote Sorri para Mim, motivo pelo qual as crianças participantes são desafiadas a criar um símbolo gráfico a gosto, que represente uma cara sorridente, e que deverão agitar com a mão quando for solicitado.
ao longo do dia, os alunos que se encontram entre o primeiro e o quarto ano de escolaridade vão assistir à peça de teatro Há festa na floresta, escutar momentos musicais e participar num momento de reflexão na Basílica da Santíssima Trindade. O dia será de muita alegria, festa e cor, assegura a organização.
O 18. º Encontro Nacional Interescolas do 1. º Ciclo – EMRC é organizado pelos membros da equipa nacional do departamento de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), que pedem que cada estabelecimento de ensino leve um estandarte para o momento da reflexão.