Mais de 70 mil escuteiros portugueses preparam-se para celebrar o dia do patrono do movimento que integram. Em todo o mundo, serão milhões a comemorar a data com diversos jogos e atividades simbólicasMais de 70 mil escuteiros portugueses preparam-se para celebrar o dia do patrono do movimento que integram. Em todo o mundo, serão milhões a comemorar a data com diversos jogos e atividades simbólicasDepois de Baden Powell, fundador do escutismo, ter confiado o movimento a São Jorge, tornando-o no santo patrono dos escuteiros, o dia 23 de abril, data que a Igreja Católica lhe dedica, é comemorado por milhões de escuteiros em todo o mundo. Em Portugal serão 73. 000 e as comemorações têm lugar já este fim de semana.
as diversas regiões escutistas do país têm agendadas atividades e jogos para reforçar o conhecimento de crianças e jovens sobre o patrono do movimento a que pertencem. O objetivo passa por realçar as características e valores de São Jorge, e ainda enriquecer pedagogicamente a relação entre escuteiros. a estas atividades soma-se a realização de uma Eucaristia.
Segundo os serviços de comunicação do Corpo Nacional de Escutas (CNE), atividades com grande moldura humana e espiritual terão lugar em vários pontos do país. Mais de sete mil escuteiros vão estar reunidos na Portela de Sintra, em Lisboa, a partir das 09h30 deste domingo, 22 de abril.
No Porto, o dia dedicado a São Jorge vai reunir crianças e jovens em Paredes no dia 28. No mesmo dia, milhares vão juntar-se pelo mesmo motivo no Seixal, em Setúbal. No dia seguinte, será vez de comemorarem os escuteiros de aveiro, em Ílhavo.
Os escuteiros realizam atividades em agrupamento praticamente todas as semanas, contudo, em momentos de solenidade e em grandes atividades, reúnem milhares de participantes, lê-se num comunicado do CNE. São Jorge é descrito como um cavaleiro da Capadócia (Turquia) movido pelo desejo de uma vida fiel e corajosa no cumprimento da vontade de Deus.