Congresso internacional vai juntar profissionais do setor da saúde e políticos, mas também pacientes e filantropos que atuam pelo bem-estar da populaçãoCongresso internacional vai juntar profissionais do setor da saúde e políticos, mas também pacientes e filantropos que atuam pelo bem-estar da população a quarta edição da conferência Unite to Cure, considerada uma das iniciativas internacionais mais importantes na área da saúde, vai realizar-se no Vaticano, de 26 a 28 de abril, juntando especialistas das áreas da Ciência, Medicina e Ética, mas também responsáveis do setor político e da economia, assim como pacientes e benfeitores.
Robin Smith, presidente da Cure Foundation, uma das entidades organizadoras, define este congresso como único, e realça que em termos de impacto internacional, este encontro representa o mesmo que a conferência “Davos” para o setor económico. ao juntarmos a este nível decisores e agentes, e ao incluirmos também a voz dos pacientes, podemos descobrir caminhos efetivos para a implementação de uma estratégia global na área da saúde humana, destacou o responsável.
O encontro entre pessoas com qualificações e condições tão diversas, é visto como uma grande mais-valia desta iniciativa, acredita Gianfranco Ravasi, cardeal e presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, e ainda anfitrião do evento. É através da partilha de conhecimento, da colaboração, do entendimento de diferentes perspetivas que se pode avançar na saúde humana e na proteção do ambiente, de modo eticamente viável e preservando a humanidade, a cultura e a sociedade, disse o responsável, citado pelos serviços de comunicação do Vaticano.
a iniciativa global Unite to Cure conta com a organização da Cure Foundation, uma instituição dedicada à investigação, prevenção e cura do cancro, e da Stem for Life Foundation, dirigida à área da terapia celular. O congresso conta ainda com o envolvimento do programa STOQ, um projeto do Conselho Pontifício para a Cultura, criado para reforçar o diálogo entre a ciência e a fé.