Esmagadora maioria dos alunos começa a frequentar o ensino primário sem conseguir falar português, o que prejudica o processo de ensino e de aprendizagem. Tutela aposta no ensino bilingue para ultrapassar o problema Esmagadora maioria dos alunos começa a frequentar o ensino primário sem conseguir falar português, o que prejudica o processo de ensino e de aprendizagem. Tutela aposta no ensino bilingue para ultrapassar o problema Os maus resultados nas escolas do ensino primário em Moçambique podem estar relacionadas com o facto de cerca de 90 por cento das crianças iniciarem a vida escolar sem saber falar o português, revelou a ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Conceita Sortone. Um olhar atento sobre as nossas estatísticas permite perceber, claramente, o quanto os nossos concidadãos não podem usufruir dos serviços de saúde, de justiça e acesso à informação porque não conseguem permanecer no sistema de ensino por não saberem falar a língua portuguesa, afirmou a governante. O ano passado, o Ministério da Educação anunciou que o ensino primário vai passar a usar as 16 línguas nacionais, em conjunto com o português, para facilitar a aprendizagem. Sortone esclarece que o ensino bilingue deve ser encarado como uma nova dinâmica na sala de aulas, como uma ferramenta que pode facilitar o processo de ensino, sobretudo nas zonas rurais.