após dezenas de edições, o Encontro de Pastoral Litúrgica continua a mobilizar participantes de norte a sul do país para que a «renovação litúrgica» continue a acontecerapós dezenas de edições, o Encontro de Pastoral Litúrgica continua a mobilizar participantes de norte a sul do país para que a «renovação litúrgica» continue a acontecerO Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica vai realizar-se de 23 a 27 julho, na cidade de Fátima, sob o tema Liturgia e espiritualidade, dois conceitos que os organizadores da iniciativa esclarecem: a liturgia é a espiritualidade que está presente em toda a vida do cristão. Por sua vez, a espiritualidade da liturgia não se encontra nas rubricas nem nas cerimónias, mas na vida em Cristo, que tem o seu início e o seu termo nos ritos e nas preces, explicam.
O encontro será uma ocasião para abordar temas como a espiritualidade cristã, a beleza da liturgia, música litúrgica em conversão contínua e liturgia e espiritualidade familiar. Estas e outras temáticas serão abordadas por conferencistas como José Frazão, sacerdote jesuíta, José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, Bernardino Ferreira da Costa, abade no Mosteiro de São Bento de Singeverga, em Santo Tirso, e Paulo Jorge Barbosa da Rocha, sacerdote na diocese do Porto.
Este ano, a iniciativa parte para a sua 44. a edição. a sua consecutiva repetição deve-se à crença dos organizadores de que a liturgia necessita de contínua renovação, e de que o encontro dedicado às práticas litúrgicas em Portugal cumpriu uma missão importante nos inícios da renovação litúrgica. a iniciativa é organizada pelo Secretariado Nacional de Liturgia, sendo particularmente destinada às pessoas que exercem ministérios litúrgicos. as inscrições decorrem online.