Especialista vai estar no sul do país para uma análise à extinção das ordens religiosas naquela região e as respetivas consequências
Especialista vai estar no sul do país para uma análise à extinção das ordens religiosas naquela região e as respetivas consequências a investigadora Catarina almeida Marado vai conduzir uma conferência sobre a extinção das ordens religiosas em Loulé. a palestra está agendada para o próximo dia 21 de abril, e terá lugar no arquivo Municipal de Loulé. a conferencista iniciará a sua intervenção pelas 15h00, sob o tema O processo e as consequências da extinção das ordens religiosas em Loulé: o caso do Convento de Santo antónio.

a conferência será uma oportunidade para analisar o “Decreto de 30 de maio de 1834”, que estabeleceu a supressão de todas as casas de religiosos existentes em solo português e a incorporação dos seus bens na Fazenda Nacional. a palestra será uma ocasião para abordar os efeitos deste processo, tanto para os urbanística, assim como para a cidade de Loulé, com especial enfoque no Convento de Santo antónio, informa o jornal diocesano “Folha do Domingo”.

Catarina Marado é doutorada em arquitetura e autora de vária publicações sobre o património monástico-conventual. atualmente é investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, professora auxiliar convidada na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do algarve e professora visitante no Master en arquitectura y Patrimonio da ETSarquitectura da Universidade de Sevilha (Espanha). a palestra insere-se no ciclo de conferências intitulado O documento que se segue. a entrada é livre.