Especialistas vão deslocar-se ao templo para falar sobre a história da igreja e da paróquia, e de uma caracterí­stica especial do local: o seu teto em estuque
Especialistas vão deslocar-se ao templo para falar sobre a história da igreja e da paróquia, e de uma caracterí­stica especial do local: o seu teto em estuque a Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Consolação, localizada numa pequena colina que ladeia a baía do Seixal (Setúbal), recebe esta terça-feira, 10 de abril, pelas 21h15, dois historiadores e investigadores. Rui Manuel Mesquita Mendes vai apresentar uma resenha histórica da paróquia de arrentela e da sua igreja paroquial, procedendo a uma análise relacionada com o seu património artístico.

Por sua vez, Mayer Godinho Mendonça apresentará a história da produção de estuque decorativo em solo português, e vai dar a conhecer novos dados sobre o teto estucado da igreja que acolhe a iniciativa. a primeira comunicação vai decorrer sob o tema Igreja da arrentela: algumas notas históricas e patrimoniais. a segunda conferência é intitulada Estuques em homenagem à Virgem. João Baptista Picardo e os “arrais dos barcos de pesca” da arrentela (Seixal).

a estrutura setubalense que recebe as comunicações dos especialistas é identificada como belíssima, de acordo com um comunicado citado pela agência Ecclesia. as intervenções de ambos dão forma à penúltima sessão do projeto Com arte e com alma. Serões com o nosso património, dinamizado por elementos da Comissão Diocesana de arte Sacra de Setúbal.