Estudantes portugueses de todo o país vão assumir um compromisso para «com o bem de todos», durante um encontro que desafia os participantes a «desprenderem-se de si»Estudantes portugueses de todo o país vão assumir um compromisso para «com o bem de todos», durante um encontro que desafia os participantes a «desprenderem-se de si»O compromisso para com o bem de todos será acordado entre os mais de mais de 1. 700 alunos do ensino secundário, oriundos de 17 dioceses portuguesas, que vão participar na oitava edição do Encontro Nacional de Ensino Secundário da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, que terá lugar em Tomar.
Esperamos que seja um momento de festa, de encontro e crescimento para estes alunos que connosco fazem uma experiência significativa de crescimento individual e coletivo no secundário, indica Fernando Moita, professor e coordenador nacional da disciplina, em declarações aos serviços de comunicação do Secretariado Nacional da Educação Cristã.
a temática escolhida para a iniciativa procura incentivar os alunos a estenderem as suas ideias e pensamentos para além de si próprios.com o tema “Desa(r)ma-te!”, quisemos dar aos alunos a ideia de que é verdadeiramente feliz quem se ama e quem ama os outros. Para isso é necessário desprender-se de si para, em conjunto com os outros descobrir o serviço como razão de vida, explicou o responsável. O evento vai recordar a época dos Templários. ao longo destes dias vamos levar os alunos à descoberta da mística dos Templários representada em três nós de uma corda e em todos os momentos do encontro, revelou Fernando Moita.
O encontro vai iniciar com um momento de acolhimento e um jantar em ambiente medieval, pelas 18h30 do dia 13 de abril, no Parque Mouchão. Seguir-se-á um percurso noturno rumo ao Convento de Cristo, onde terá lugar uma dinâmica de reflexão e de concerto, onde os participantes serão convidados a descobrir o tesouro dos Templários através do silêncio e da música.
Este momento contará com a intervenção de José Traquina, bispo de Santarém, que vai investir os adolescentes como cavaleiros, com um compromisso para com o bem ao serviço de todos. Para o segundo dia, está prevista a realização de um jogo de pista, que permitirá aos estudantes conhecer os pontos mais importantes da cidade de Tomar como a sinagoga, a Igreja de São João Baptista ou a Igreja de Santa Maria dos Olivais, igreja mãe dos Templários. O encontro chegará ao fim pelas 15h00 depois de um concerto com canções de mensagem.