Os 100 anos da diocese de Leiria-Fátima vão ser celebrados com um congresso que contempla um concerto, uma visita a uma exposição, e diversas conferências dinamizadas por «reputados historiadores e investigadores»
Os 100 anos da diocese de Leiria-Fátima vão ser celebrados com um congresso que contempla um concerto, uma visita a uma exposição, e diversas conferências dinamizadas por «reputados historiadores e investigadores»O Centenário da Restauração da Diocese de Leiria-Fátima continua a ser celebrado em 2018. Depois de várias iniciativas, aproxima-se uma outra: desta vez trata-se de um congresso sobre o processo histórico desta diocese. a iniciativa está agendada para os dias 17, 18 e 19 de maio, e terá lugar no auditório 1 da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.

O primeiro dia do encontro será marcado por um concerto na Catedral de Leiria, pelas 21h00. O momento musical está a cargo da Escola de Música do Orfeão de Leiria/Conservatório de artes. Igualmente prevista está uma visita à exposição Um manto de todas as cores. a Virgem Maria no território de Leiria-Fátima, que se encontra patente no Museu de Leiria.

além da música e da visita à mostra, o congresso será preenchido por várias conferências, as quais serão orientadas por reputados historiadores e investigadores de diversas instituições associadas ao congresso, informam os serviços de comunicação da diocese de Leiria-Fátima.

O congresso será uma ocasião para abordar os antecedentes e fundação da diocese de Leiria, o percurso dos bispos leirienses e os momentos cruciais da extinção e restauração da diocese de Leiria, bem como alguns rostos da história ignorada. além disso, a iniciativa debruçar-se-á sobre a pintura barroca joanina na Igreja da Colegiada de Ourém, a arte retabular, as igrejas do pós-Concílio Vaticano II, e a ação dos bispos de Leiria na época contemporânea.

a sessões de abertura e de encerramento contarão com a presença de antónio Marto, bispo na diocese de Leiria-Fátima, Manuela Mendonça, presidente da academia Portuguesa da História, Rui Pedrosa, presidente do Instituto Politécnico de Leiria, e Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima.

as pessoas interessadas em participar devem manifestar essa intenção até ao dia 10 de maio, através do envio de um email para o endereço eletrónico congresso@leiria-fatima.pt. O Congresso evocativo do centenário da restauração é organizado pelo Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima e pela academia Portuguesa da História.