as perspetivas atuais relacionadas com a formação de catequistas vão estar em foco durante um encontro que vai reunir em Setúbal agentes pastorais da catequese, oriundos de norte a sul de Portugalas perspetivas atuais relacionadas com a formação de catequistas vão estar em foco durante um encontro que vai reunir em Setúbal agentes pastorais da catequese, oriundos de norte a sul de PortugalCerca de 70 educadores para a fé de todo o país vão deslocar-se a Setúbal, onde vão estar entre esta terça-feira, 3 de abril, e a sexta-feira seguinte, 6, para participarem no 57. º Encontro Nacional de Catequese. a iniciativa será uma ocasião para refletir sobre a identidade e missão dos agentes pastorais da catequese, a partir do documento da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), intitulado Catequese: a alegria do encontro com Jesus Cristo.
O encontro contempla momentos de formação, partilha, convívio e oração. Estão previstas conferências subordinadas aos temas a alegria de ser catequista e a formação de catequistas: perspetivas atuais, entre outras. além disso, os participantes vão ter oportunidade para escutar um conjunto de catequistas, que se preparam para apresentar testemunhos de catequese com adultos, catequese familiar, infância e adolescência.
O programa prevê ainda trabalhos sobre o novo projeto de formação de catequistas, que está a ser desenvolvido a nível nacional, informa o Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), assim como um itinerário cultural pela região do sado. Entre os conferencistas encontram-se José Ornelas, bispo de Setúbal, antónio Moiteiro, bispo de aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, e Maria Luísa Boléo, do Departamento da Catequese de Lisboa. O 57. º Encontro Nacional de Catequese vai decorrer sob o tema Catequista, identidade e missão e é particularmente dirigido a diretores e equipas dos secretariados diocesanos da catequese. a iniciativa é promovida pelo departamento da catequese do SNEC.