Fiéis vão carregar tochas floridas sobre um percurso delineado por cerca de três toneladas de flores, e ladeado por casas que expõem colchas nas suas janelas
Fiéis vão carregar tochas floridas sobre um percurso delineado por cerca de três toneladas de flores, e ladeado por casas que expõem colchas nas suas janelasEm dia de Páscoa, 1 de abril, depois da Eucaristia das 10h00 na Igreja Matriz de São Brás de alportel, em Faro, terá lugar a Procissão da Ressurreição, que integra a tradicional Festa das Tochas Floridas, onde os andores dão lugar a uma imensidão de tochas floridas, levadas por fiéis através de ruas decoradas com bandeiras vermelhas e brancas, colchas penduradas às janelas e lonas com a imagem de Cristo ressuscitado.

O cortejo decorrerá sobre um “tapete” de cores e aromas de funcho, rosmaninho, alecrim, alfazema e flores silvestres, com dois quilómetros de distância, e que poderá ser observado a partir das 09h30 nas ruas de São Brás de alportel. O “tapete” envolve cerca de três toneladas de flores, apanhadas e preparadas ao longo de uma semana por cerca de 100 voluntários, que, por volta das 05h00 de Domingo de Páscoa começam a dar-lhe forma, indica o jornal diocesano “Folha do Domingo”.

Devido à sua dimensão, a Procissão da Ressurreição atrai milhares de pessoas, oriundas de vários pontos do país e também do estrangeiro. a iniciativa é organizada por fiéis paróquia de São Brás de alportel, em colaboração com a autarquia local e a associação Cultural Sambrasense. O cortejo terminará com o regresso à Igreja Matriz de São Brás de alportel, onde será celebrada uma nova Eucaristia, pelas 13h00.