Docente do ensino superior vai deslocar-se ao norte do país para proceder a uma «abordagem antropológica» à emoção e sentidos da Semana SantaDocente do ensino superior vai deslocar-se ao norte do país para proceder a uma «abordagem antropológica» à emoção e sentidos da Semana SantaQuatro especialistas académicos vão dedicar cinco dias a temas relacionadas com a vivência da Semana Santa. a iniciativa é intitulada Semana de Estudos Teológicos, e vai decorrer sob o tema Variações Teológicas sobre a Semana Santa. a formação é organizada pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Braga, e vai realizar-se de 24 a 28 de abril, no auditório Vita, em Braga.
ao longo destes dias, será feita uma abordagem antropológica à emoção e sentidos da Semana Santa. além disso, terá lugar uma análise aos textos e ritos da Semana Santa. Em foco estarão também os cerimoniais público(-privados) e as solenidades da Semana Santa de Braga, assim como a sua dimensão ligada ao turismo e hospitalidade.
O último dia da formação será reservado a um roteiro histórico da Semana Santa de Braga. O percurso terá início na Igreja do Pópulo, passando pela Igreja de São Victor e pela Basílica dos Congregados, entre outros locais associados às grandes procissões da semana religiosa, informam os serviços de comunicação da arquidiocese de Braga.
Entre os oradores encontram-se Maria Clara Saraiva, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Rui Ferreira, da Universidade do Minho, e Joaquim Félix e João Manuel Duque, ambos membros do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da Universidade Católica Portuguesa. as inscrições podem ser feitas online ou na Secretaria da Faculdade de Teologia de Braga.