Promotores de uma Campanha Colombiana Contra Minas contam com o apoio da Igreja Católica no país, para ajudarem as vítimas das minas antipessoais espalhadas pelo terrotórioPromotores de uma Campanha Colombiana Contra Minas contam com o apoio da Igreja Católica no país, para ajudarem as vítimas das minas antipessoais espalhadas pelo terrotório a Igreja Católica, através da Secretaria Nacional da Pastoral Social (SNPS), em parceria com a Campanha Colombiana Contra Minas, ajudou 58. 995 pessoas atingidas por minas, desde o passado mês de julho. Este é um projeto inserido nas diretrizes da Política de ação Integral contra as Minas antipessoal, implementado há dez anos com o apoio da Cáritas alemã, conforme explica Juliana Fonseca, especialista ligada ao projeto.
De acordo com a responsável, o programa consiste em reduzir o risco de acidentes nas comunidades afetadas, além de acompanhar em diferentes linhas (ajudas complementares, psicossocial e jurídica) os sobreviventes e familiares, complementando a atenção do Estado nos Departamentos de Narino e Caquetá.
atualmente, o projeto abarca 60 comunidades em 12 municípios de Narino e Caquetá. Entre muitas outras vertentes, o programa já permitiu que 172 pessoas recebessem ajuda humanitária, 78 apoio para a sua reabilitação, 470 acompanhamento psicossocial e 259 acompanhamento jurídico. além disso, 759 cidadãos foram treinados para atuar em situações de emergência em áreas onde tenha ocorrido recentemente algum incidente, e 605 pessoas receberam a formação de socorristas.