O ator português Virgílio Castelo vai deslocar-se à cidade de Leiria, onde vai interpretar a peça «O último dia de um condenado»O ator português Virgílio Castelo vai deslocar-se à cidade de Leiria, onde vai interpretar a peça «O último dia de um condenado»Os 150 anos da abolição da pena de morte em Portugal, assinalados o ano passado, são celebrados com a peça de teatro O último dia de um condenado, protagonizada pelo ator Virgílio Castelo, e que poderá ser vista esta terça-feira, 27 março, a partir das 21h30, no Teatro José Lúcio da Silva (TJLS), em Leria.
a peça resulta de uma adaptação, feita a partir da obra homónima do romancista francês Victor Hugo, onde este se debruça sobre as últimas horas de vida um homem que está no corredor da morte. ao longo de várias páginas, o escritor questiona a justiça por tamanha barbaridade que é tirar a vida a um ser humano.
O livro é considerado uma crítica mordaz à pena de morte e um manifesto a favor da [sua] abolição. Esta obra teve repercussões em todo o mundo, contribuindo para a proibição da pena capital, realçam os serviços de comunicação do espaço que acolhe a peça.
O facto de Portugal ter sido o primeiro país da Europa a abolir a pena de morte não foi esquecido pelo romancista, que felicita esse acontecimento: Portugal dá o exemplo à Europa, que imitará a vossa nação. Morte à Morte. Guerra à Guerra. Viva a vida! Ódio ao ódio! a Liberdade é uma imensa cidade da qual todos somos concidadãos.
a peça O último dia de um condenado resulta de uma adaptação e de uma encenação levadas a cabo pelo profissional Paulo Sousa Costa. a sua produção está a cargo da empresa Yellow Star Company.