Cidadãos de uma localidade de Braga preparam uma via-sacra ao vivo para lembrar à população que os «tempos desgraçados de intolerância religiosa» não devem ser repetidos
Cidadãos de uma localidade de Braga preparam uma via-sacra ao vivo para lembrar à população que os «tempos desgraçados de intolerância religiosa» não devem ser repetidosCerca de 160 fiéis da paróquia de São Bartolomeu de Tadim, em Braga, vão encenar nessa localidade 15 atos sobre as últimas horas da vida de Jesus, que contemplam a Sua paixão, morte e ressurreição. O trabalho será apresentado no domingo, dia 25 de março, a partir das 18h00.

Os cenários, guarda-roupa dos atores amadores, assim como a sua caracterização, adereços, trabalho de encenação e divulgação da iniciativa, são o resultado do do trabalho da comunidade paroquial de Tadim, informam os serviços de comunicação da arquidiocese de Braga. as músicas que acompanharão a peça estão a cargo dos elementos do coro da mesma paróquia.

O envolvimento da comunidade nesta iniciativa é uma ocasião para fazer a experiência, embora limitada, da “Paixão de Cristo”, para não permitirmos que se repitam aqueles tempos desgraçados de intolerância religiosa. Trata-se de querer curar as nossas raízes de maldade, acolher o bem e o belo e de fazer aos outros o que gostaríamos que os outros nos fizessem, explicou João Torres, pároco de Tadim, a propósito desta iniciativa, praticada desde 2009. a iniciativa conta com o apoio da Junta de Freguesia de Tadim e da Câmara Municipal de Braga, tendo já sido apresentada em Pedrógão Grande, Castelo Branco e Bragança.