Instrumentos como o órgão, a harpa, o xilofone e o oboé vão proporcionar aos ouvintes um momento musical «enormí­ssimo», que aborda a morte numa perspetiva de superação e de renascimento
Instrumentos como o órgão, a harpa, o xilofone e o oboé vão proporcionar aos ouvintes um momento musical «enormí­ssimo», que aborda a morte numa perspetiva de superação e de renascimento a Igreja Paroquial de Santo antónio de Vagos, em aveiro, recebe um concerto dedicado à quaresma, esta sexta-feira, 23 de março, a partir das 21h00. Neste momento musical, será interpretado o “Requiem”, de John Rutter, através do coro Musicam Sacram, sob a direção de Rui Soares. Poderão ser escutados os sons produzidos por instrumentos tão diversos como o órgão, a harpa, o xilofone e o oboé, entre outros.

Este concerto reveste-se de um caráter espiritual enormíssimo, pelo facto de ser dedicado à música sacra contemporânea numa das suas vertentes mais eruditas. a obra a ser interpretada é uma missa que é feita para a liturgia dos defuntos. Neste caso o tema da morte e da ressurreição para os cristãos é predominante, na medida em que a morte significa a tristeza para quem cá está, mas simultaneamente é o exaltar do nascimento para a vida eterna, explica Rui Soares, citado pelos serviços de comunicação da diocese de aveiro.

De acordo com a organização, o concerto será uma ocasião para presenciar um momento de interpretação erudita, que será colocado numa perspetiva de meditação e de esperança. O momento musical constitui uma forma de inaugurar a celebração da Semana Santa, que inicia no Domingo de Ramos, assinalado no próximo dia 25 de março, e que termina no Domingo de Páscoa, a 1 de abril.