as fachadas de cinco igrejas vão ser iluminadas de tons lilás, dourado e branco, em consonância com a simbologia caracterí­stica da época pascal
as fachadas de cinco igrejas vão ser iluminadas de tons lilás, dourado e branco, em consonância com a simbologia caracterí­stica da época pascal a Semana Santa em Viseu começa a ser assinalada no próximo sábado, 24 de março, e culmina no dia de Páscoa, 1 de abril. Durante este período, as fachadas da Catedral de Viseu e das igrejas da Misericórdia, dos Terceiros, do Carmo e da Igreja Baptista, vão ser iluminadas com tons lilás e dourado, até sábado, 31. No dia de Páscoa, o tom lilás dará lugar ao branco, de acordo com a simbologia pascal.

É um roteiro de luz inédito que suscita uma nova experiência cultural e turística. O projeto valoriza, simultaneamente, o património da cidade e o simbolismo da quadra, atraindo residentes e turistas para a rua, refere Jorge Sobrado, vereador da Cultura, citado pelos serviços de comunicação municipais. Nos dias 23, 24, 29 e 31 de março será possível conhecer este roteiro de luz no comboio turístico da cidade.

Da programação inspirada na quadra pascal faz ainda parte a tradicional bênção e Eucaristia do Dia de Ramos e da Páscoa, uma via-sacra encenada por um grupo de escuteiros, diversos momentos de oração, e também um momento musical dedicado à época, onde atuarão o Grupo de Cantares da Quaresma de Monfortinho, de Idanha-a-Nova, e os Grupos de amentação das almas da associação Cultural e Recreativa de Lordosa e de abraveses, entre outros.

Estão também previstos vários momentos musicais, de que é exemplo um concerto na Sé de Viseu, onde serão interpretadas obras de Beethoven, Bach e Mozart. O espetáculo está agendado para o próximo dia 28 de março, e terá início pelas 21h30. a entrada é livre e gratuita. Há ainda espaço para a Mostra de Doçaria Tradicional de Páscoa, que vai realizar-se dia 25 de março, entre as 10h00 e as 18h00, na Casa da Ribeira.