a iniciativa vai decorrer em seis distritos da província moçambicana da Zambézia, onde a doença afeta cerca de um milhão de pessoas a iniciativa vai decorrer em seis distritos da província moçambicana da Zambézia, onde a doença afeta cerca de um milhão de pessoasVárias equipas de profissionais de saúde vão percorrer os distritos moçambicanos de Chinde, Inhassunge, Luabo, Derre, Mopeia e Morrumbala entre esta segunda-feira, 19 de março, e a próxima sexta-feira, 23, para administrar antibióticos para o tratamento de tracoma, uma doença que pode causar cegueira.
a iniciativa visa eliminar esta infeção, sendo direcionada à província da Zambézia, onde existe uma alta incidência da doença, que atinge cerca de um milhão de pessoas. a prevalência de Tracoma nos seis distritos alvo da ação, ronda os cinco por cento, situação em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o tratamento da doença com antibióticos em massa, à semelhança do que está previsto acontecer.
a iniciativa está estruturada para atingir uma cobertura de 100 por cento dos doentes, chegando até pessoas de todas as idades. a doença é provocada por uma bactéria e o contágio surge do contacto entre olhos e mãos contaminadas, estando associada a más condições de higiene. a ação é promovida pelas autoridades sanitárias do centro de Moçambique, de acordo com a agência Lusa.