a iniciativa é aberta a adultos e crianças, com ou sem bicicleta, mas com vontade de manifestar um «não» ao ódio a iniciativa é aberta a adultos e crianças, com ou sem bicicleta, mas com vontade de manifestar um «não» ao ódioCom o objetivo de sensibilizar a população para o fim da prática de um discurso marcado pelo ódio, vai realizar-se um passeio de bicicleta, no próximo dia 24 de março. O percurso terá início junto ao Centro Cultural de Cascais (CCC), onde os participantes se deverão juntar pelas 09h30. a iniciativa é também aberta às pessoas sem velocípede.
Depois do Passeio contra o discurso do ódio, terá lugar, no CCC, a partir das 11h30, a peça de teatro Identidade Digital 2. 0, que vai juntar em palco os atores alexandre da Silva, Pedro Górgia e Tiago aldeia. Pelas 15h00 vai decorrer no mesmo espaço uma biblioteca viva.
as três dinâmicas assinalam o encerramento, em Portugal, da campanha associada ao Movimento contra o discurso do ódio – Jovens pelos Direitos Humanos online. O projeto foi lançado pelo Sector de Juventude do Conselho da Europa, que iniciou em 2013, prolongando-se enquanto campanha até ao final de 2017.
O programa foi criado para colocar um fim ao discurso de ódio e à discriminação online. Em Portugal, a campanha materializou-se através de ações de formação e informação, seminários, tradução e edição de manuais e publicações. O passeio de bicicleta é organizado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com a colaboração da Câmara Municipal de Cascais. as inscrições decorrem online.