a iniciativa é uma forma de distinguir as pessoas que se dedicam a melhorar a qualidade de vida de «toda a humanidade»
a iniciativa é uma forma de distinguir as pessoas que se dedicam a melhorar a qualidade de vida de «toda a humanidade»Pessoas singulares ou coletivas privadas e sem fins lucrativos podem candidatar-se, através da Internet, aos Prémios Gulbenkian, até ao próximo dia 30 de abril. as candidaturas tanto podem ser apresentadas pelos próprios candidatos como por terceiros. Estes galardões são concedidos todos os anos e apresentam dois âmbitos distintos.

Em 2018, podem candidatar-se ao Prémio Calouste Gulbenkian pessoas que se tenham destacado, a nível global, na defesa e na promoção dos Direitos Humanos, na vertente da liberdade de expressão, informação e imprensa. O galardão detém um valor de 100 mil euros.

Por sua vez, aos Prémios Gulbenkian, podem candidatar-se pessoas que se tenham distinguido, em Portugal, na defesa e na promoção da coesão, do conhecimento ou da sustentabilidade. Os prémios têm um valor de 50 mil euros para cada uma das três categorias.

O regulamento do concurso pode ser consultado online. através desta iniciativa, os responsáveis pela Fundação Calouste Gulbenkian pretendem incentivar e distinguir pessoas, instituições e projetos, que contribuam para toda a humanidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas.