Igreja e vila medieval vão acolher uma via-sacra ao vivo, a celebração da Ceia do Senhor, o rito do lava-pés, a procissão do Senhor Morto, uma Vigília pascal, um roteiro de arte sacra, a abertura de uma exposição e uma mostra de artesanato e gastronomiaIgreja e vila medieval vão acolher uma via-sacra ao vivo, a celebração da Ceia do Senhor, o rito do lava-pés, a procissão do Senhor Morto, uma Vigília pascal, um roteiro de arte sacra, a abertura de uma exposição e uma mostra de artesanato e gastronomiaCerca de 100 atores e figurantes da região de Ourém vão dinamizar uma via-sacra ao vivo, no próximo dia 30 de março, a partir das 15h00. O exercício que recorda os últimos passos de Cristo na terra vai decorrer pelas ruas históricas da Vila Medieval de Ourém, e deverá ser acompanhado por milhares de pessoas. Esta encenação decorre desde 1999, sendo reconhecida como uma das melhores representações do género realizadas no país, assinalam os serviços de comunicação do município.
a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém dá início a esta recriação bíblica que percorre as 14 estações da via-sacra até à crucificação de Jesus. a procissão é enriquecida com orações e cânticos religiosos e enquadrada no cenário monumental deste centro histórico classificado como Monumento de Interesse Público. Depois da via-sacra segue-se a liturgia da Palavra e adoração da cruz na Igreja Paroquial de Nossa Senhora das Misericórdias, informa a autarquia.
Com o objetivo de facilitar o acesso das pessoas ao centro histórico de Ourém, o município disponibilizará neste dia um serviço de transfer gratuito, a partir das 11h00, junto ao Mercado Municipal Manuel Prazeres Durão. a via-sacra ao vivo é apenas um dos momentos que integra o programa da Semana Santa em Ourém, que será assinalada de 25 de março a 1 de abril, com uma vertente religiosa e outra cultural.
Do programa religioso, organizado pelos fiéis da paróquia de Nossa Senhora das Misericórdias, fazem parte diversos momentos, todos eles dinamizados na Igreja Paroquial de Nossa Senhora das Misericórdias. Dia 29 de março, a partir das 20h30, terá início a celebração da ceia do Senhor e o rito do lava-pés. Seguir-se-á uma adoração eucarística orientada pelos jovens. No dia 31 terá lugar uma vigília pascal, pelas 22h00. a celebração pascal e a Procissão do Senhor Ressuscitado vão realizar-se a partir das 11h00 do dia seguinte.
Por sua vez, o programa cultural tem como ponto de partida a Galeria da Vila Medieval de Ourém. Dia 25 de março terá lugar um Roteiro de arte Sacra na Vila Medieval, entre as 10h00 e as 15h00. Dia 27 será feita uma Viagem a outros tempos na Vila Medieval, a partir das 15h30. No dia seguinte, 28, será inaugurada da exposição Fé, de Eduardo Gageiro, pelas 18h00. a 29 de março repetir-se-á o Roteiro de arte Sacra na Vila Medieval, a partir das 15h00. Por fim, dia 30, decorrerá uma mostra de artesanato e gastronomia de Ourém, entre as 12h00 e as 22h00.
a via-sacra ao vivo conta com a organização de responsáveis da Câmara Municipal de Ourém, da paróquia Nossa Senhora das Misericórdias e da Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias. a iniciativa contempla também as participações da Sociedade Filarmónica Ouriense, da Pousada Conde de Ourém, Bombeiros Voluntários de Ourém, Forças de Segurança Pública e agrupamento de Escuteiros das Misericórdias, entre outros parceiros.