Semana social dinamizada por paróquia vai refletir sobre a fase do envelhecimento, para perceber que estratégias poderão ser usadas para atenuar os sofrimentos que os mais velhos enfrentamSemana social dinamizada por paróquia vai refletir sobre a fase do envelhecimento, para perceber que estratégias poderão ser usadas para atenuar os sofrimentos que os mais velhos enfrentamO futuro da terceira idade é um tema que estará em análise durante a semana social, promovida por responsáveis da paróquia São Romão de Carnaxide, entre a próxima quarta-feira, 14 de março, e o domingo seguinte, 18. a iniciativa vai incidir sobre o medo e a esperança, associados a esta fase da vida, e irá motivar uma reflexão relacionada com as problemáticas e os desafios inerentes ao envelhecimento na cidade.
Queremos dar o nosso contributo para tornar esta questão mais visível e, simultaneamente, encontrar respostas concretas e eficazes para os problemas sociais que a terceira idade enfrenta na cidade, explica Luciano Vieira, pároco de Carnaxide, em comunicado. além disso, o sacerdote acredita que refletir sobre os problemas sociais existentes em Carnaxide é uma forma de contribuir para que a Igreja e as suas instituições sociais na cidade possam responder melhor a questões como o medo, a violência e o isolamento social.
No decorrer da semana social da paróquia de Carnaxide vão intervir, entre outros, américo Pereira, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, e João Ferrão, Manuel Villaverde Cabral e Carla Pinto, de diferentes organismos da Universidade de Lisboa. O encontro será ainda uma ocasião para abordar boas práticas na promoção do envelhecimento ativo, não esquecendo também a problemática da violência doméstica exercida contra pessoas idosas. a iniciativa conta ainda com workshops e momentos dedicados à oração. as inscrições podem ser feitas online.