Professor do ensino superior vai dinamizar o encontro, que reúne fiéis de Lisboa. a obra em análise é intitulada o «O delfim», e foi escrita por José Cardoso PiresProfessor do ensino superior vai dinamizar o encontro, que reúne fiéis de Lisboa. a obra em análise é intitulada o «O delfim», e foi escrita por José Cardoso PiresOs membros do Clube de Leitura da Paróquia de São Tomás de aquino, em Lisboa, vão assinalar os 50 anos do romance O delfim, de José Cardoso Pires, na próxima sexta-feira, 9 de março. Este encontro é uma oportunidade para reler “O delfim”, obra com uma força mítica expansiva, destaca Inês Espada Vieira, coordenadora da iniciativa, doutorada em Estudos de Cultura pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), instituição onde é professora e investigadora.
a profissional recorda as palavras de José Cardoso Pires, em entrevista ao escritor e jornalista artur Portela, onde este referiu que o que está em causa no seu livro é a agonia dum Portugal tradicionalista, incapaz de se moldar aos valores contemporâneos. Um Portugal híbrido. De camponeses-operários como eu lhe chamo no romance, e o romance não será outra coisa senão o fim das mitologias do poder rural, explicou o escritor.
O encontro dedicado à obra terá lugar na Biblioteca de São Tomás de aquino, entre as 14h30 e as 16h30, e será dinamizado por Jorge Fazenda Lourenço, poeta e professor na UCP, a quem coube a escolha da publicação em análise. a sessão faz parte da segunda edição do clube de leitura paroquial, que decorre sob o tema Este livro deu um filme.
a iniciativa abrange várias dimensões, conforme destacou Nélio Pita, pároco local, na altura da primeira edição do clube de leitura, em 2017. [ a paróquia] não é só lugar de culto, mas também de pensamento, debate e ensaio, fazendo da Igreja uma instituição de referência na sociedade, destacou o sacerdote.