Em Portugal, a iniciativa conta com o contributo de estudantes de EMRC, uma vez que a temática que une os jovens «está diretamente relacionada» com uma unidade letiva da disciplina dedicada à arte cristãEm Portugal, a iniciativa conta com o contributo de estudantes de EMRC, uma vez que a temática que une os jovens «está diretamente relacionada» com uma unidade letiva da disciplina dedicada à arte cristãOs adolescentes do décimo ano de escolaridade, que frequentam as aulas de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), na Escola Secundária de Penafiel, estão envolvidos num projeto “eTwinning”, uma ação do Programa Erasmus Plus da União Europeia, que motiva a criação de redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns.
O tema do projeto europeu em causa debruça-se sobre o património cultural do românico na Europa, sendo intitulado Romanesque across Europe (“O Românico espalhado na Europa”, em tradução livre). a iniciativa está diretamente relacionada com o programa da disciplina de EMRC no Ensino Secundário, nomeadamente na Unidade Letiva 9 – arte Cristã, explicou Ricardo Cunha, professor da disciplina, em declarações aos serviços de comunicação do Secretariado Nacional da Educação Cristã (Educris).
O projeto está já a contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos dos alunos sobre o românico, as suas expressões locais, bem como o papel desse movimento cultural na Europa medieval, destacou o professor. O programa está a ser desenvolvido com três escolas italianas, em Nápoles, Foggia e Bisignano, e com uma escola turca, em Istambul.
O trabalho colaborativo desenvolvido pelos docentes tem permitido um maior aprofundamento do património românico europeu e as suas características, bem como o desenvolvimento de novas estratégias de ensino, com especial enfoque nas tecnologias da comunicação. além disso, é notório o envolvimento criativo dos alunos, bem como o desenvolvimento de competências linguísticas e informáticas, realçou o professor.